segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso de Sistema de Comando de Incidentes prepara policiais para Copa


A preparação dos profissionais de segurança pública que atuarão na Copa do Mundo de 2014 no Brasil já começou. A partir de segunda-feira (24), policiais militares e federais de todos os estados participam em Brasília da primeira edição do curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

A capacitação será realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. A ação é executada pelo Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública (Depaid).

O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma metodologia de trabalho que ajuda no atendimento de diversas situações de emergência como, por exemplo, vazamento em instalações de combustíveis, acidentes em aeroportos e vias públicas, explosão de dispositivos em estádios de futebol e atentados terroristas.

O curso é fruto de uma doutrina desenvolvida pela Guarda Costeira Americana e será dividido em duas partes: na primeira semana será ministrado o curso denominado ICS 100/200 e na segunda o ICS 300. Durante as aulas, os profissionais terão a oportunidade de conhecer ferramentas de gerenciamento de situações de emergências. Esses conhecimentos são valiosos, principalmente, em catástrofes e para garantir a resposta a incidentes em competições internacionais.

De acordo com a diretora do Depaid, Juliana Barroso, a formação em Comando de Incidentes garante que todos os órgãos de segurança se comuniquem e consigam responder com mais rapidez às demandas. “Em situações de emergência, a capacidade de organização dos órgãos na área afetada e a distribuição de tarefas são fundamentais para diminuir o tempo de resposta e, conseqüentemente, protegermos vidas, o meio ambiente e o patrimônio”, concluiu.

De 24 a 28 de maio, os participantes aprenderão os fundamentos do SCI e a metodologia para estabelecer um sistema de resposta de incidentes. Serão explicados os princípios sobre a estrutura organizacional e comando unificado, bem como a terminologia comum e métodos para melhor gerenciar os recursos.

A segunda parte será desenvolvida de 31 de maio a 4 de junho e terá como foco o treinamento de gerentes de respostas de emergência para planejar e gerenciar um incidente significativo.

FONTE: Ministério da Justiça via Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário