terça-feira, 27 de abril de 2010

Polícias militar e federal firmam convênio para ampliar Proerd


No próximo dia 4 de maio o comando geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e a superintendência da Polícia Federal no RN assinarão um protocolo de intenção entre as instituições, visando uma ampliação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na Região Metropolitana de Natal.

Segundo informou o sub-coordenador do projeto no Rio Grande do Norte, capitão PM Arthur Emílio Monteiro de Araújo, a ampliação do projeto visa atender todos os municípios da região metropolitana até a copa de 2014.

“Esperamos preparar os nossos jovens para essa questão das drogas, e quem sabe até aproveitarmos alguns deles para que possam trabalhar conosco durante a copa nessa
política de prevenção”, disse.

Desde 2002, quando foi implantado o programa no RN, já foram atendidos quase 100 mil alunos. “Nos últimos anos, o número de jovens atendidos vem tendo um aumento significativo. Ano passado esse número chegou a 30 mil”, afirmou capitão Arthur.

O programa conta hoje com 70 instrutores habilitados, número que a PM espera que chegue a 95 ainda antes do fim do ano. Cada instrutor atende a aproximadamente 500 alunos.

Atualmente o programa atende aos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Tangará, São Tomé, Currais Novos, Cerro Corá, Acari, Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, Caicó, Guamaré, Martins e Arez.

“Bom Jesus, Macaíba e Extremoz serão os próximos, e até o ano que vem pretendemos atender também Mossoró, Assu e Ipanguaçu”, disse o sub-coordenador do Proerd.

O Proerd é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar em 2002 com a finalidade de trabalhar a prevenção às drogas junto aos alunos do 5º ano, na faixa etária entre 10 e 12 anos. Hoje o programa atinge um público de crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. Através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferece atividades educacionais em sala de aula.

Atualmente o projeto é mais abrangente e trata de outros temas com os jovens, como por exemplo, os trotes, não conversar com pessoas estranhas e a questão da educação no trânsito, entre outros.

O Proerd foi baseado no projeto D. A. R. E. ( Drug Abuse Resistance Education ) criado em 1983 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1992 através da PM do Rio de Janeiro.


Fonte: Nominuto
Retirado de Guerreiros do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário